Confira quais são os Projetos de Extensão do curso:


Ciclo de cinema brasileiro contemporâneo

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Vitor Zan e Julio Bezerra

RESUMO | O Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo tem por escopo organizar, no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS), sessões mensais de filmes brasileiros realizados nos últimos anos. Após as projeções, professores e profissionais da área debatem com o público acerca da obra exibida. Além de promover a produção cultural e cinematográfica brasileira, o Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo visa suprir uma carência da distribuição audiovisual em Campo Grande. Com efeito, o pátio exibidor da capital sul matogrossense tende a negligenciar o cinema brasileiro. Isso impossibilita os acadêmicos de Audiovisual de se familiarizarem com o universo em que provavelmente desempenharão sua profissão. Por outro lado, tal lacuna faz com que a população em geral, inclusive aquela que não tem inscrição na universidade, deixe de se beneficiar de bens culturais amplamente fomentados pelo Estado brasileiro.


O audiovisual nas escolas: construindo o conhecimento a partir de imagens e sons

COORDENAÇÃO | Profa. Dra. Daniela Giovana Siqueira

RESUMO | Em um mundo que se dá a ver cada vez mais pela mediação de imagens veiculadas por meios eletrônicos, torna-se fundamental pensar os mecanismos que estabelecem essa presença na vida em sociedade. O projeto de extensão “O audiovisual nas escolas: construindo o conhecimento a partir de imagens e sons”, tem por finalidade educar o olhar de alunos e comunidade escolar para a arte cinematográfica e audiovisual, por meio da apresentação de filmes e promoção de debates em torno das obras, buscando com isso desenvolver habilidades de apropriação mais qualificada de “leitura” do texto cinematográfico e audiovisual, em encontros promovidos nas escolas da rede pública (E.E. Antônio Delfino Pereira) e da rede privada (Nova Escola), na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.


Cineclube Audiovisual UFMS

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Julio Bezerra

RESUMO | O Cineclube Audiovisual UFMS é um cineclube quinzenal que visa a formação e a qualificação do público cinematográfico local, ampliando o acesso às mais variadas cinematografias, movimentos e cineastas, criando um espaço democrático de discussão e estimulando uma postura crítica diante dos filmes. A curadoria do evento é pautada por recortes temáticos previamente estabelecidos, focando sempre a variedade dos filmes selecionados, seja no que diz respeito ao ano e à nacionalidade das obras, seja também no que concerne às linguagens e estratégias adotadas pelos cineastas. As sessões serão sempre mediadas por um ou mais professores (e, possivelmente, por convidados especiais), com uma breve introdução ao filme e seu contexto histórico-cinematográfico e de produção, e discussões em grupo ao fim da projeção. Além das sessões seguidas de debate, o projeto se desmembra em outras duas ações: a realização de um podcast (com alunos e professores do curso) de 20min na Rádio Universitária comentando o filme visto anteriormente; e a criação de uma aba no site do curso de Audiovisual (ainda em construção) para abrigar as críticas escritas pelos alunos do curso. 


MOVCINE  

COORDENAÇÃO | Profa. Dra. Márcia Gomes Marques 

RESUMO | Cultura Midiática e Representação– Ano 4 é um Projeto de Formação e Qualificação em Cinema e Cultura voltado para pessoas interessadas na área de Cinema e Audiovisual, para profissionais da área de comunicação, estudantes, produtores e gestores culturais, realizado pelo Curso de Audiovisual – FAALC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e pelo Mestrado em Comunicação – UFMS. O Projeto é organizado a partir de módulos, oficinas e seminários, cujos temas principais são: 1) Documentário e Audiovisual de Ficção; 2) Roteiro; 3) Produção; 4) Fotografia; 5) Crítica Cinematográfica; 6) Temáticas e Mediação Comunicativa da Cultura; 7) Intermidialidade e Cultura Midiática. O Projeto visa desenvolver o interesse na realização e no estudo do cinema, assim como capacitar para o desenvolvimento de projetos aplicados e de pesquisa na área de Audiovisual, Cinema e Mídia.


Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul  

COORDENAÇÃO | Profa. Dra. Márcia Gomes Marques 

RESUMO | O projeto compreende a realização anual de um Festival Universitário de cinema – a primeira edição do evento ocorreu em 2019 sob a coordenação dos Profs. Suzana Lopes e Julio Bezerra. A programação do Desver inclui uma mostra competitiva de filmes universitários, sessões especiais, oficinas, debates e palestras com profissionais e pesquisadores convidados. A participação no Festival é gratuita e aberta ao público universitário interno e externo.