Confira os Professores Efetivos do Curso:


Daniela Giovana Siqueira

daniela.siqueira@ufms.br

Professora dos cursos de Jornalismo e Audiovisual da UFMS. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP e Mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisas com foco no estudo das relações entre cinema, história e memória com desdobramentos no campo da preservação audiovisual. Coordenadora do projeto de extensão “O audiovisual nas escolas: construindo o conhecimento a partir de imagens e sons”. Integrante do Grupo de Pesquisa História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação, da Universidade de São Paulo.


Julio Bezerra

julio_bezerra@ufms.br

É professor dos cursos de Audiovisual e Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Fez estágios pós-doutorais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Columbia University. Autor de Documentário e jornalismo: Propostas para uma cartografia plural (Garamond, 2014) e A eterna novidade do mundo: especulações sobre um certo cinema contemporâneo (Garamond, 2019). Repórter e crítico de cinema, colaborou com uma ampla gama de publicações (Revista Programa, Revista de Cinema, Bravo!, Mosh, Cinética etc.). Curador e produtor de diversas retrospectivas, como as de Abel Ferrara (CCBB, 2012), Samuel Fuller (CCBB, 2013), David Lean (2015), Jean Renoir (CCBB, 2016), Spike Lee (2018) e Scorsese (2019). Coproduziu e codirigiu a série Esquinas para o Canal Brasil (Globosat), dirigiu os curtas E agora? (2014) e Pontos corridos (2017), e produziu o longa Tokio Mao (2019), de Marina Pessanha.


Márcia Gomes Marques

marcia.gomes@ufms.br

É doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Università Gregoriana – Roma/Itália (2002), orientador: Robert White, com pós-doutorado pela Universitat Autonoma de Barcelona/España (2011), e mestre em Comunicación (1995) pela Pontificia Universidad Javeriana – Bogotá, orientador: Jesús Martín Barbero, com estágio de mestrado sanduíche pela Universidad Iberoamericana – México. Socióloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, e coordenadora do grupo de pesquisa “Mídia e mediações comunicativas da cultura” (UFMS/CNPq), é professora da Pós-graduação em Comunicação e do Curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso Sul – UFMS. Áreas de pesquisa: Teorias da Comunicação, Estudos de Recepção e Cultura Midiática.


Rodrigo Sombra

rodrigo.sombra@ufms.br

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Possui mestrado em Estudos de Cinema pela San Francisco State University (EUA). Atua como pesquisador, curador e fotógrafo. Curador das mostras The Open Boat: Cinema and The Maritime Imaginary (Coppola Theater, San Francisco, 2015) e O Cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora (CCBB, São Paulo, Rio, Brasília, 2017-2018). É autor de artigos sobre Carmen Miranda e os filmes Shadows (John Cassavetes) e The New World (Terrence Malick) no livro Race in American Film: Voices and Visions that Shaped a Nation (2017). Seu trabalho fotográfico foi exibido em mostras coletivas no Brasil e no exterior. Em 2019, apresentou a exposição individual Noite Insular: Jardins Invisíveis, na Galeria São Paulo Flutuante. Publicado pela editora britânica Paper Journal, seu fotolivro Insular Night: Invisible Gardens (2019) foi escolhido entre os 10 destaques do ano pela revista ZUM e exposto no Instituto Moreira Salles-SP. Suas fotografias foram publicadas na Folha de São Paulo, Bravo, O Globo, Carta Capital e em diversas publicações estrangeiras.


Vitor Zan

vitor.zan@ufms.br

Formado em cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez mestrado e doutorado em estudos cinematográficos e audiovisuais na Universidade Sorbonne-Nouvelle. Deu aulas em diferentes instituições francesas de ensino superior. Sua pesquisa concerne sobretudo ao cinema brasileiro do século XXI. No âmbito prático, sua investigação está voltada para a montagem e para o som, com formação em áudio pelo IAV.


Confira os Professores Colaboradores do Curso:


Guilherme Passamani

guilherme.pasamani@ufms.br

Graduado em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela UFSM. Graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela UFSM. Mestre em Integração Latino-Americana pela UFSM. Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Atualmente cursa Doutorado em Antropologia na Universidade Nova de Lisboa/ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Coordenador do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher – Cidade, Geração e Sexualidade. Principais temas de pesquisa: antropologia urbana, cidade, festas populares, gênero, sexualidade e trabalho sexual em contextos transnacionais.


Ramiro Giroldo

ramiro.giroldo@ufms.br

É professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua na graduação e na pós-graduação e ministra disciplinas ligadas à literatura, ao roteiro audiovisual e à escrita criativa. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma instituição e doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), dedica-se a investigar a utopia, a ficção científica e as representações artísticas da violência e do horror. Também atua como produtor e roteirista audiovisual, junto à Astaroth Produções. Autor de diversos ensaios publicados em revistas acadêmicas, publicou em 2013 o livro de não-ficção Ditadura do Prazer: sobre ficção científica e utopia (Editora da UFMS) e em 2020 o romance Red Hookers (Editora Cabana Vermelha).